Página inicial > Corpo Docente > Maria Caramez Carlotto

Maria Caramez Carlotto

Área: Relações Internacionais
Subárea: Globalização Produtiva, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo em 2005, foi pesquisadora do CEBRAP na área de políticas de inovação entre 2005 e 2006. Concluiu um mestrado em Sociologia, também na USP, sobre a nova Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e seus efeitos sobre o sistema nacional de pesquisa e inovação em 2008. Entre 2009 e 2010, trabalhou do Grupo de Pesquisa em Política Pública para o Acesso à Informação da USP (GPOPAI-USP) na área de propriedade intelectual e acesso ao conhecimento e à cultura. Entre 2010 e 2011, realizou um estágio na Université de Paris IV-Sorbonne, na área de sociologia do conhecimento. Em 2014, defendeu o doutorado no Programa de Pós-graduação em Sociologia da USP, com uma pesquisa sobre a relação entre saber o poder nas escolas de elite do Brasil. Integrou o grupo de pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, sediado no Instituto de Estudos Avançados da USP. Atualmente é professora do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH), do Bacharelado em Relações Internacionais (BRI) e do Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde coordena o grupo Neoliberalismo, Democracia e Mudança Estrutural do Espaço Intelectual Brasileiro. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Science in Circulation, ligado ao Instituto de Estudos Avançados e Cultura da UNIFESP, uma Rede de Pesquisa que integra pesquisadores nacionais e estrangeiros, de diferentes disciplinas, que estudam circulação internacional de conhecimento.