ERASMUS + CARE e a UFABC nas áreas de Planejamento Territorial e Engenharia Ambiental e Urbana

A maioria dos países da América Latina está enfrentando situações de riscos e desastres associados às mudanças climáticas, e buscando respostas para aumentar a resiliência das populações mais vulneráveis.. A cooperação internacional parece ser o ambiente adequado para o desenvolvimento de ferramentas conjuntas de aprendizado, aprofundar pesquisas e oferecer apoio aos formuladores de políticas públicas.

O CARE –  Empowering Climate Resilience está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre dezesseis instituições da Europa e América Latina. O grupo de parceiros inclui treze universidades, duas ONG´s e um instituto de pesquisa. O objetivo geral do projeto é fortalecer o conhecimento sobre mudanças climáticas e cidades resilientes, por meio do intercâmbio multilateral de conhecimentos, ferramentas e material didático entre as instituições. O projeto vem atua a partir de três estratégias: capacitação de professores e alunos das instituições participantes; introdução das temáticas do projeto nas disciplinas de graduação e pós-graduação; e disseminação do conhecimento adquirido pelas instituições participantes em suas redes de pesquisas locais e em seus contatos com as administrações públicas locais.

A participação da UFABC está trazendo importante contribuição para pesquisa nas áreas de Planejamento Territorial e Engenharia Ambiental e Urbana nos níveis de graduação e pós-graduação. A composição da equipe do projeto é um dos fatores que atesta esta contribuição, pois reúne professoras que atuam nestas duas áreas de conhecimento na universidade: Carolina Moutinho Duque de Pinho (coordenação do projeto na UFABC), Kátia Canil, Luciana Travassos e Sandra Momm.

Para mais detalhes sobre o projeto acesse a página e o facebook do projeto: