José Rubens Maiorino

Bloco B

Informação: Área de concurso: Segurança Nuclear
Curso: Engenharia de Energia

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1973), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Engenharia Nuclear - North Carolina State University (1980).Foi servidor do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de 1974 até 2009, quando aposentou-se. Suas atividades no IPEN, incluiriam pesquisador, chefe de Divisão, e Diretor. Seu campo de atuação no IPEN foi em Física de Reatores, Blindagem, Reatores de Pesquisa etc. Atuou como professor e orientador do programa de tecnologia nuclear da Universidade de São Paulo. Também participou do projeto para propulsão Naval do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. Teve uma forte cooperação com a Agencia Internacional de Energia Atômica, tendo atuado como coordenador de projetos, professor, consultor etc. Foi professor titular da Universidade Paulista e atualmente é Professor Adjunto em Engenharia da Energia na area Nuclear, do Centro de Engenharia da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Núcleo do Reator, atuando principalmente nos seguintes temas: research reactor, accelerators driven system, blindagem, reactor physics e spent fuel.