Juan Pablo Julca Avila

Bloco B

Telefone: 4996-0113 (R. 0113)

Informação: Área de concurso: Estruturas Aeroespaciais
Curso: Engenharia Aeroespacial

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2008) e mestre em Engenharia Mecânica também pela Universidade de São Paulo (2003). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Nacional de Trujillo-Perú (2000). Atualmente é professor adjunto ao grupo de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do ABC. Suas áreas de atuação estão dentro da mecânica de estruturas oceânicas e a robótica submarina. O desenvolvimento e implementação de ferramentas computacionais para análise e projeto de risers flexíveis é o foco de estudo onde temas atinentes à Mecânica Estrutural, Estabilidade, Dinâmica Não-Linear e VIV (Vibração Induzida por Vórtices) são abordados. O desenvolvimento de técnicas numéricas baseadas no método dos elementos finitos não-linear e em dinâmica de fluidos computacional também faz parte de suas pesquisas. Em relação à área de robótica submarina, atualmente está desenvolvendo um sistema robótico submarino para inspeção de cascos de navios.