Margarethe Steinberger Elias

Bloco B

Informação: Área de concurso: Ciências Sociais Aplicadas
Curso: Engenharia de Informação

Doutora em Comunicação e Semiótica (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) fez estudos avançados em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Freie Universität Berlin (FUB), Alemanha. Mestre em Lingüística (1979) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC-RJ), onde também graduou-se, suas áreas principais de pesquisa são Análise de Discurso, Semântica e Processamento de Linguagem Natural, com ênfase em Modelagem Discursiva e Textual, e aplicações baseadas em corpora de textos jornalísticos sobre a vida política e social latino-americana. Orientou mais de quarenta trabalhos de pesquisa analisando redes discursivas e comportamentos sócio-comunicativos em domínios específicos. Foi professora de Lingüística e Comunicação da PUC-RJ (1974-1984) e da PUC-SP (1985-2006), e atuou como jornalista e correspondente internacional. Lecionou no Instituto de Estudos Latino-Americanos da FUB(1991-1996), fundou e coordenou o programa de pós-graduação em Comunicação Jornalística da PUC-SP (1998-2006). Desde 2006 é Professora Adjunta de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC), atuando como docente na graduação e pós-graduação de Engenharia da Informação. Publicou dois livros, quatorze artigos científicos, sete capítulos de livros, escreveu dezenas de pareceres e trabalhos para congressos e encontros científicos.