Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho

Informação: Área de concurso: Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Subárea: Políticas Públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação
Curso: Bacharelado em Políticas Públicas

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1983), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (1999). Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal do ABC (NCTS-UFABC), onde atua também como professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Ciências Humanas e Sociais (MCHS-UFABC). Está alocada no Centro de Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas (CECS-UFABC) e desenvolve temas na área dos Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Inovação. É pesquisadora associada do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (MH-FMUSP) para o campo da Historia da Medicina, da Saúde e das Práticas Médicas. Especificamente em relação aos Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Inovação, seus interesses estão associados à Política Científica e Tecnológica e História do Ensino Superior. Tem experiência na coordenação de Centros de Pesquisa e Documentação, Museus, Comunicação Pública da Ciência e História e Educação e Ações Editoriais. Desenvolveu principalmente pesquisas nos seguintes temas: Ciência e Relações de Poder, História da Fundação Rockefeller em São Paulo, História da Universidade de São Paulo, Filantropia Científica, História das Instituições de Pesquisa Biomédica, Elites Acadêmicas e Relações de Poder, Anticomunismo e Direita Acadêmica.