Sergio Henrique Ferreira de Oliveira

Informação: Área de concurso: Conversão de Energia e Fontes Alternativas
Curso: Engenharia de Energia

Bacharel em Física, graduado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1994). Em 1997, obteve o grau de mestre em Energia pelo Programa Interunidades de pós-graduação em Energia da Universidade de São Paulo. Em 2002 obteve o grau de Doutor em Energia também pelo Programa Interunidades de pós-graduação da USP, tendo realizado parte da pesquisa do doutorado no Instituto de Energia Solar da Universidade Politécnica de Madri - IES/UPM. Atua na área de aplicações da tecnologia sola fotovoltaica, com ênfase em Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede e sistemas fotovoltaicos domiciliares voltados à eletrificação rural. Obteve bolsa RD (recém doutor) para desenvolver pesquisas sobre sistemas híbridos solar-Diesel no Laboratório de Energia Solar da UFSC - LABSOLAR e foi bolsista CNPq/proset para trabalhar junto ao Núcleo de Energias Alternativas da Universidade Federal do Maranhão. Membro da sociedade Internacional de Energia solar - ISES e da Associação Brasileira de Energia Solar - ABENS. Desde 2006 é professor Adjunto da Universidade Federal do ABC em Santo André, lotado no Centro de Engenharia, modelagem e Ciências Sociais Aplicadas - CECS.