Marcos Duarte

Informação: Área de concurso: Bioengenharia - Subárea: Biomecânica e Engenharia de Reabilitação
Curso: Engenharia Biomédica

Professor titular do programa de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC. Formado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, mestre e doutor pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP) e pós-doutorado em Biomecânica e Controle Motor pela Pennsylvania State University, EUA. Professor da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo de 1995 a 2011. Editor de sessão das revistas Motor Control e Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Em um sentido amplo, meu objetivo é contribuir para um maior entendimento de como seres humanos executam e controlam seus movimentos, particularmente a biomecânica e controle do equilíbrio e da locomoção. Tenho utilizado o fenômeno movimento humano, particularmente o esporte, para ensinar e divulgar ciência para a sociedade.