Maria Cleofé Valverde Brambila

Informação: Área de concurso: Geociências - Subárea: Climatologia
Curso: Engenharia Ambiental e Urbana

Possui graduação em Meteorologia - Universidad Nacional Agraria La Molina (1990), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1996) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003). Atualmente é pesquisadora do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/ Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mudanças Climáticas, atuando desde 2004, principalmente nos seguintes temas: avaliação de cenários futuros em modelos globais e regionais, análises e cálculo de indices de eventos extremos para cenários presentes e futuros e downscaling estatistico. Área de atuação complementaria em redes neurais artificias aplicadas a previsão de precipitação, climatologia sinóptica, vórtices ciclônicos de altos níveis.