Andréa de Oliveira Cardoso

Informação: Área de concurso: Geociência - Subárea: Climatologia
Curso: Engenharia Ambiental e Urbana

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2005). Trabalhou com previsão climática e avaliação de modelos junto ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e na área de aplicação de previsões meteorológicas à estimativa de produtividade agrícola, no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI). Possui experiência em pesquisa aplicada a área de geração de energia elétrica, participando da área de pesquisa da empresa Delta Energia, realizando análises e previsões hidrológicas associadas ao clima. Atualmente, é professora na Universidade Federal do ABC (UFABC) onde desenvolve pesquisa e ministra aulas de Climatologia e Hidrologia ao curso de Engenharia Ambiental e Urbana. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia, agrometeorologia, teleconexões, desenvolvimento de modelos empíricos de previsão, avaliação e correção de modelos, estudos de variabilidade climática e eventos extremos.