CECS

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Gilberto Marcos Antonio Rodrigues

Endereço:
Sala 368
Bloco Delta
São Bernardo do Campo

E-mail: Este endereço de e-mail foi protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 2320-6371 (R.6371)
http://lattes.cnpq.br/5230744186788331

Informação: Área:Relações Internacionais
Subárea: Organizações Internacionais
Curso: Bacharelado em Relações Internacionais

Professor Adjunto IV do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Professor e Coordenador (2018-) do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPG-PRI), credenciado no Bacharelado em Relações Internacionais (BRI) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPG-CHS). Membro da Cátedra Sergio Vieira de Mello (UFABC/ACNUR) e do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB). Bolsista de Produtividade DT, Nível 2, do CNPq.

Pesquisador Sênior (Bolsa Capes-Print) no Center for Global Cooperation Research (CGCR) da Universidade Duisburg-Essen, Alemanha (2019-2020). Visiting Research Fellow no Center for Latin American and Latino Studies (CLALS), American University, Washington, DC (2017). Fulbright Visiting Scholar no Center for Civil and Human Rights (CCHR), University of Notre Dame, EUA (2010). Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais, PUC-SP (2004), Mestre em Relações Internacionais - University for Peace, ONU/Costa Rica (1996), Especialista em Resolução de Conflitos, Uppsala Universitet, Suécia (1996) e Bacharel em Direito, PUC-SP (1989).

Foi professor do Programa de Doutorado em Direito da Universidade Católica de Santos, onde coordenou o Setor de Relações Internacionais e a Cátedra Sergio Vieira de Mello (ACNUR), ambos vinculados à Reitoria, e editou a Revista Leopoldianum (1998-2013). Membro da Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales (CRIES), em Buenos Aires, da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e da International Law Association (ILA/Brasil). Membro dos Conselhos das Revistas Pensamiento Propio (Argentina) e Federal Governance (Canada). Coordenador dos Grupos de Pesquisa do CNPq “Núcleo de Estudos sobre Federalismo e Poder Local” e “OITEG - Organizações Internacionais e Temas Globais”.