Artur Zimerman

Informação: Área de concurso: Métodos Quantitativos em Ciências Sociais
Curso: Bacharelado em Políticas Públicas

É professor adjunto da Universidade Federal do ABC, desde 2009. Membro permanente do mestrado em Planejamento e gestão do Território (UFABC), e membro colaborador do mestrado em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Fez recentemente um pós-doutorado pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo sobre a violência agrária no Brasil, no período pós-1985, com abordagem quantitativa, com bolsa FAPESP. É doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (12/2006) com a tese: "Peguem a foice e vamos à luta: Questões agrárias como determinantes do início de guerra civil, análise global, 1969 - 1997", publicado como livro pela Editora Humanitas (USP) em outubro de 2008. Outro livro publicado recentemente, também pela Editora Humanitas, é intitulado "Terra Manchada de Sangue". Possui graduação em Relações Internacionais e Ciência Política (1992) e mestrado em Administração Pública (1998), ambas pela The Hebrew University of Jerusalem, em Israel. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: política comparada, guerra civil, estudo quantitativo, violência agrária, sistema eleitoral. Passou um ano na Yale University, nos EUA (2004) como pesquisador de bolsa-sandwich. Cursou também a Oslo University (1997), Noruega, e a European Science Days (2005) em Steyr, Áustria. Tem participado e apresentado trabalhos na International Studies Association (ISA), na Latin American Studies Association (LASA), Associación Latina Americana de Ciencia Política (ALACIP), ANPOCS, etc.