Vanessa Lucena Empinotti

Telefone: 2320-6309 (R: 6309)

Informação: Área: Planejamento e Política Rural
Curso: Bacharelado em Planejamento Territorial

Engenheira Agrônoma, Vanessa Empinotti desenvolve pesquisa em governança socioambiental, com foco em segurança hídrica, relações entre o rural e o urbano e planejamento territorial a partir da perspectiva da Ecologia Política.

É professora do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC e colabora como pesquisadora associada no Grupo de Acompanhamento e Estudos de Governança Ambiental, GovAmb/IEE/USP. Atualmente, seu foco de pesquisa se concentra no estudo das estratégias de acesso à segurança hídrica desenvolvidos por populações não servidas pelo sistema de abastecimento de água; territórios hidrossociais e o planejamento territorial; e a gentrificação rural e o acesso aos recursos naturais.

Vanessa é doutora em Geografia, com especialização em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Colorado em Boulder, EUA, mestre em Ciência dos Solos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com graduação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).