Guilherme Canuto da Silva

Bloco B

Telefone: 4996-0122 (R. 0122)

Informação: Área: Engenharia de Produção
Subárea: Processos de Fabricação
Cursos: Engenharia de Gestão; Engenharia de Instrumentação Automação e Robótica

É graduado em engenharia mecânica (2003). Possui mestrado (2008), doutorado (2013) e pós-doutorado (2015) em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Em 2012 desenvolveu pesquisas na Universidade Técnica de Darmstadt (TU-Darmstadt), como bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Guilherme tem 10 anos de experiência em projeto de sistemas de manufatura automotiva (1999-2009). Toda sua experiência profissional foi desenvolvida no departamento de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil (VWB). De 2009 a 2010 exerceu ainda o cargo de Gestor de Unidade no departamento de Armação de Carrocerias, sendo responsável pela manufatura dos principais modelos produzidos pela VW no Brasil. Em 2015 passou a integrar o quadro de professores da Universidade Federal do ABC (UFABC), junto ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Seus temas de interesse são: projeto do produto, projeto da manufatura, sistemas CAD/CAE e inteligência artificial aplicada aos sistemas de manufatura automotiva.