Acácio Sidinei Almeida Santos

Informação: Curso: Bacharelado em Relações Internacionais

Possui graduação (1990) e mestrado (1996) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC/SP), doutorado (2004) em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e Pós-doutorado (2006-2007) pela Faculdade de Saúde Pública / USP. Foi bolsista CAPES (programa doutorado Sanduíche no exterior) na Université de Cocody (Côte d´Ivoire). Presidente do Conselho Deliberativo da Casa das Áfricas; membro fundador do SSIM - Southern Spaces in Mouvement; pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire); pesquisador do grupo de pesquisa "Processos migratórios e saúde: perspectivas interdisciplinares" - FCMSCSP. Foi professor da PUC/SP, da FACAMP (Relações Internacionais) e dos cursos de especialização (UNIAFRO) na UFU - Universidade Federal de Uberlândia, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e UFPR - Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História; atuando principalmente nos seguintes temas: África, Etnologia das Sociedades Africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Relações Internacionais, Migração, Saúde, HIV/AIDS e Direito Costumeiro. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste).