Lígia Passos Maia

Telefone: 4996-8220 (R. 8220)

Informação: Área:Materiais Poliméricos
Subárea Síntese e Caracterização de Polímeros
Curso: Engenharia de Materiais

Doutora em Química (2016) pelo Instituto de Química da USP e formada em Química Ambiental (2009) pela mesma instituição, é professora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da Universidade Federal do ABC. Tem como interesse de estudo a síntese, modificação e caracterização de polímeros. Durante seu doutorado estudou a síntese e modificação de polímeros hiperramificados compatíveis com dióxido de carbono supercrítico (CO2-sc) para encapsulamento de fármacos neste solvente, bem como a liberação in vitro destas moléculas. Trabalhou com polímerização RAFT junto ao grupo do professor Steven Howdle na Universidade de Nottingham durante seu doutorado sanduíche na Inglaterra (2013). Também estudou o encapsulamento molecular em ciclodextrina em CO2-sc, a síntese de líquidos iônicos compatíveis com CO2-sc e, na área de metalurgia, a caracterização tribológica e da resistênicia à corrosão de ligas do sistema Ni-Cr-Al-C.