Fábio Antônio da Silva Mota

Informação: Área: Engenharia Aeroespacial
Subárea: Sistemas de Propulsão Aeroespacial
Curso: Engenharia Aeroespacial

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e Mestre em Engenharia Química também pela UEM (2011). Desenvolveu um programa para otimização de trocador de calor de placas em seu Mestrado. Possui doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em seu doutorado trabalhou com modelagem e simulação de motores foguete a propelente líquido e otimização de trajetória de veículos lançadores de satélites. Trabalhou no grupo do propulsão da ETE/INPE no projeto de cálculo do consumo de propelente de um satélite geoestacionário durante a transferência de órbita (modo pressão regulada) e station keeping (modo blowdown). Possui experiência em propulsão de satélites e foguetes, otimização de trajetória de foguetes e trocadores de calor. Atualmente é Professor Adjunto A na UFABC na área de Engenharia Aeroespacial.