Reinaldo Marcondes Orselli

Informação: Curso: Engenharia Aeroespacial

Possui graduação em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2005), especialização em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor - Ecole Nationale Superieur de Hydraulique et Mecanique de Grenoble (2000) e doutorado em engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo (2012). Graduação realizada com ênfase em análise de sistemas propulsores marítimos (vibração e controle). Em Grenoble (França), se especializou na área de dinâmica dos fluidos computacional voltado para turbinas hidráulicas. No mestrado, o trabalho teve como tema o estudo do escoamento através de meio porosos com contração súbita aplicando ferramentas da dinâmica dos fluidos computacional e modelagem da turbulência. Já o doutorado, inserido no projeto temático Fapesp/Embraer "Aeronave Silenciosa", teve como objetivo o estudo do ruído gerado do escoamento em torno de cilindro levando em conta efeitos de tridimensionalidade. Após o doutorado, entre 2012 e 2014, participou do projeto CNPq/FINEP intitulado "Desenvolvimento de soluções aprimoradas, através de ensaios em túnel aeroacústico, para o problema de ruído externo em aeronaves", em particular, com o objetivo de estudar o ruído gerado de fan utilizando ferramentas da aeroacústica computacional e o método Lattice-Boltzmann. Em setembro 2014, iniciou o pós-doutorado na KU Leuven (Bélgica), o trabalho constitui no estudo e desenvolvimento de ferramentas da aeroacústica computacional aplicadas ao ruído gerado de escoamentos confinados, tais como escoamento através de orifícios e válvulas. No período 2017-2018, participou de mais um programa de pós-doutorado pela USP no âmbito do projeto de separadores supersônicos de componentes do gás natural pelo centro de pesquisa RCGI (Reserach Centre for Gas Innovation). Desde 2018, é professor da Universidade Federal do ABC do curso de engenharia aeroespacial, atua nas áreas de aeroacústica computacional. aerodinâmica, projeto de aeronaves e colabora no desenvolvimento/pesquisa no projeto do separador supersônico de gás natural em conjunto com o RCGI.