Ricardo Hideo Taniwaki

Informação: Área:Engenharia Ambiental e Urbana
Subárea: Gestão de Recursos Naturais e Agroecossistemas
Curso: Engenharia Ambiental e Urbana

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista, mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura ´Luiz de Queiroz´ e Centro de Energia Nuclear na Agricultura - ESALQ/CENA-USP. Desenvolveu parcialmente seu doutorado na Universidade de Otago, Nova Zelândia. Recebeu menção honrosa por sua tese no Prêmio Tese destaque USP 2017 na grande área Multidisciplinar. Colaborou com pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Nova Zelândia, Irlanda e Colômbia. Foi professor titular do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista campus Sorocaba. Foi pesquisador pós-doutor da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Possui 8 artigos científicos publicados como primeiro autor e 1 artigo científico publicado como co-autor em periódicos nacionais e internacionais. Atuou como revisor ad-hoc de 1 periódico nacional e 13 periódicos internacionais.Tem experiência na área de ecologia de ecossistemas, com ênfase em ecologia aquática, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, ecologia de riachos, vegetação ripária e emissões de gases de efeito estufa. Atualmente é professor adjunto do Centro de Engenharias, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, na Universidade Federal do ABC, Santo André, SP.