Mohammad Masoumi

Informação: Área: Engenharia de Materiais
Subárea: Materiais Metálicos
Curso: Engenharia de Materiais

Meu nome é Mohammad Masoumi e sou do Irã. Após trabalhar por mais de tres anos na indústria petroleira no meu pais, eu decidi realizar meu sonho de fazer um doutorado em um pais estrangeiro, no qual, além de aprender sobre aspectos acadêmicos iria ganhar muitas experiências pessoais, em termos culturais. Em agosto de 2013, desembarquei em Fortaleza-CE para fazer meu doutorado na Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre: o Papel da Textura em Trincas Induzidas por Hidrogênio em Aços API 5L X70, sob diversos Caminhos Termomecânicos. O projeto foi sugerido pela Petrobras sob orientação do Prof. Dr. Hamilton de Abreu que tem uma grande experiência na área da metalurgia física e em orientações cristalográficas. Eu finalizei meu doutorado em janeiro de 2017. Depois de receber meu título de doutor, comecei a trabalhar como pós-doutorando em fevereiro de 2017 no grupo de pesquisa do Prof. Dr. Hélio Goldenstein no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), na procura de interiorizar no Brasil o conhecimento sobre o sistema ferroviário roda-trilho e documentar os critérios adequados de fabricação, tratamento térmico e processamento de soldagem para otimizar a vida útil da ferrovia. Esse projeto está sob a coordenação do Prof. Dr. Amilton Sinatora do Laboratório de Fenômenos de Superfície do Departamento de Engenharia Mecânica da USP e em parceria com o Instituto Tecnológico Vale (ITV).