Jeroen Johannes Klink

Informação: Área de concurso: Análise Econômica para Ciência e Tecnologia
Curso: , Bacharelado em Planejamento Territorial; Bacharelado em Políticas Públicas; Bacharelado em Ciências Econômicas

Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Tilburg (Holanda, 1987), e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e urbano; governanças, escalas e re-organização territorial do Estado; planejamento e a produção do espaço metropolitano. Sua experiência profissional como professor, consultor e pesquisador se deu em países como Holanda, Espanha, Turquia, Alemanha, Índia, África do Sul e Brasil. Trabalhou como consultor para várias organizações internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Mundial, a Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OECD), e a Organização Internacional de Trabalho (OIT). Na Holanda trabalhou como Professor Associado no Institute for Housing and Urban Development Studies, que faz parte da Universidade de Erasmus (Roterdã). No Brasil, foi Secretário de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo André, e Diretor Suplente na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Atualmente é Professor-Adjunto III na Universidade Federal do ABC (UFABC) e ocupa o cargo de coordenador do curso de mestrado em Planejamento e Gestão do Território, que foi aprovado em 2010 pelo MEC. É autor de diversas publicações nacionais e internacionais sobre o tema de desenvolvimento econômico local e governança regional e metropolitana.