Jeroen Schoenmaker

Informação: Área de concurso: Microsensores e Microatuadores
Curso: Engenharia de Materiais

Jeroen Schoenmaker é graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas e possui Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC. Durante o doutorado, trabalhou por seis meses na Université Paris-Sud XI, na França, sob o programa Marie Curie Fellowships. Foi pesquisador visitante no NIST, órgão regulador de padrões e medidas dos Estados Unidos. Tem experiência em processamento e caracterização de materiais magnéticos, semicondutores e MEMS, especialmente em microscopias com sondas varredura. Após o ingresso na UFABC, voltou-se para a prática científica interdisciplinar utilizando uma abordagem fenomenológica. Seus estudos recentes renderam progressos em áreas diversas como termodinâmica, instrumentação e astrofísica.