João Batista de Aguiar

Bloco B

Informação: Área de concurso: Estruturas Aeroespaciais
Curso: Engenharia Aeroespacial

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1978), graduação em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Ocean Engineering pela Florida Atlantic University (1982), Engineer Degree em Ocean Engineering (1986) e Ph.D. em Ocean Engineering (1987) pelo Massachusetts Institute of Technology, além de pós-doutoramento envolvendo formulação e implementação de modelo elasto-plástico com danos na University of Pennsylvania (1996). Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC. Dedica-se à modelagem, formulação e implementaçao de soluções computacionais a problemas não lineares em Mecânica dos Sólidos e Estruturas, atuando em aplicações envolvendo Projeto Mecânico e Processos de Fabricação. Problemas tratados envolvem diversos temas: colapso de tubulações submarinas, modelagem estrutural por elemento finito, problemas de elasto-plasticidade, equações constitutivas com danos, modelos de contato, problemas termo-mecânicos e de mecânica de gelo.