João Manoel Losada Moreira

Bloco B

Informação: Área de concurso: Conversão de Energia e Fontes Alternativas
Curso: Engenharia de Energia

Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia, RJ (1979), mestrado em Nuclear Engineering and Radiological Science - University of Michigan - Ann Arbor, MI, EUA (1981) e doutorado em Nuclear Engineering and Radiological Science - University of Michigan - Ann Arbor, MI, EUA (1984). Atualmente, é Professor Titular de Energia da Universidade Federal do ABC e professor convidado, sem ônus, do programa de pós-graduação em Energia Nuclear do IPEN/USP. Em 2006 ingressou na Universidade Federal do ABC e logo a seguir organizou o Programa de Pós-Graduação em Energia desta Universidade (mestrado e doutorado reconhecido pela CAPES). Desde então, ampliou seus interesses incluindo também a área de energias renováveis. Trabalhou no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, de 1990 a 2006, ocupando as funções de pesquisador, chefe da Divisão de Reatores Nucleares e Gerente do Projeto do Elemento Combustível. Entre 1984 e 1989, trabalhou no Insituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN/CNEN-SP. Suas áreas de interesse são: núcleo e combustível de reatores nucleares, cinética de reatores, sistemas industriais de produção de energia, energias renováveis, etanol, aproveitamento energético de aterros sanitários, licenciamento ambiental e planejamento energético.