José Carlos Moreira

Informação: Área de concurso: Materiais Poliméricos
Curso: Engenharia de Materiais

Possui graduação em Química com Atribuição Tecnológica pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia de Lorena da USP na área de síntese de polímeros com arquitetura molecular controlada. Atualmente é professor/pesquisador do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Não-Metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de novos materiais poliméricos com arquitetura molecular controlada via polimerização radicalar viva/controlada (NMP e RAFT), síntese de nanocompósitos (látices híbridos), caracterização de polímeros, blendas poliméricas, tensão superficial e interfacial de polímeros, reologia de polímeros e processamento de polímeros.