CECS

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Projeto Solar UFABC/Enel

Share

 

Menu

Projeto
Edital
Ficha de Inscrição Publicações Conheça a Mini Usina Quem somos?

 

A Universidade Federal do ABC, através de uma ação institucional, interdisciplinar e colaborativa entre professores e técnicos administrativos do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências sociais Aplicadas (CECS) aprovou um projeto estratégico com a concessionária de energia elétrica Enel, dentro da chamada 001/2016 da Aneel - Projeto Prioritário de Eficiência Energética (PEE) e Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em 2016: Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior.

O projeto compreende a instalação de um sistema de minigeração solar fotovoltaica na UFABC, que em breve estará aberto à visitação da comunidade interna e externa a universidade, mediante agendamento. Além do CECS, participam da viabilização do projeto a Assessoria de Cooperações Institucionais e Convênios (ACIC), a Prefeitura Universitária (PU), a Superintendência de Obras (SPO), as Procuradorias, a Pró-reitorias e a Reitoria.

A usina terá capacidade instalada de 655 kWp (quilowatts-pico) e será totalmente interligada com o sistema pré-existente. Os arranjos fotovoltaicos ficarão nas coberturas das três torres do Bloco A, no Bloco B e no Ginásio do Campus Santo André, e nos prédios Delta, Ômega, Restaurante Universitário e Biotério, em São Bernardo do Campo.

O principio de funcionamento de uma usina fotovoltaica é baseado na conversão da radiação solar incidente em eletricidade por meio da absorção de parte dos fótons do espectro eletromagnético do sol, que penetram no material semicondutor dos módulos fotovoltaicos instalados nas edificações, gerando portadores de carga (elétrons e lacunas). Um campo elétrico, criado artificialmente no interior do semicondutor por meio de um sofisticado processo de dopagem prévia do material, separa esses portadores de cargas de sinais opostos: elétrons se acumulam em uma das faces da célula fotovoltaica e lacunas (ausência de elétrons) se acomodam na outra face, o que gera uma tensão elétrica. Em dias ensolarados, os módulos instalados na UFABC entregarão uma tensão contínua de aproximadamente 600 volts, que posteriormente será convertida em tensão alternada de 220 volts para ser compatível com a rede elétrica local. A energia produzida pelo sistema fotovoltaico em cada um dos nove pontos de conexão da usina alimentará os equipamentos ligados na respectiva rede.

Atualmente o projeto encontra-se em fase de instalação da usina, dentro do PEE, e implementação das ações do P&D. Para tanto encontra-se aberta a inscrição para os interessados em desenvolver pesquisa junto à equipe responsável pelo P&D dentro da UFABC, conforme edital no link abaixo. Vale ressaltar que, para participar do processo seletivo de bolsa, o(a) candidato(a) deverá atender na totalidade o edital do processo seletivo e enviar um email para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , anexando a ficha de inscrição constante no edital e o documentos solicitados.

Notícias

Candidatos Selecionados

Processo Seletivo

Revista Communicare

Revista PesquisABC







Campanha de eficiência energética


 

Divulgação das inscrições homologadas - 02/03/2020

 

Observações:


1. TODOS OS CANDIDATOS deverão comparecer no dia 05/03/2020, às 09h30, na Sala R.702 Torre 1 - Bloco A – Campus Santo André, para entregar todos os documentos que constam do Edital e se informar do horário da entrevista, que acontecerá no próprio dia 05/03/2020, conforme o Edital. A falta de qualquer item da documentação* solicitada no Edital implicará na impossibilidade da realização da entrevista e, consequentemente, na eliminação do (a) candidato (a).

* Deverão ser entregues à Comissão,  de forma impressa: Formulário de Inscrição com Indicação do Orientador e Código(s) da Bolsa, Cópia do Documento de Identificação, Dados Bancários, Cópia do Histórico Escolar (graduação e/ou pós-graduação), Cópia do Diploma (graduação e/ou pós-graduação) Currículo Lattes e Carta de Motivação.


2. Os candidatos impedidos de comparecer por residirem em outro estado ou país deverão enviar os documentos solicitados no Edital e citados no item 1 acima por email ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e a entrevista será realizada por Skype. Esta Comissão utilizará o nome de usuário Skype previamente informado na ficha de inscrição para contactar o (a) candidato(a). Caso haja alteração deste nome de usuário, informar a Comissão através do email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. em tempo hábil para a realização da entrevista. A comissão informará os horários das entrevistas via Skype por email até o dia 04/03/2020.


3. É obrigatória a apresentação dos dados bancários do(a) candidato(a) (conta bancária no Banco do Brasil – conforme o Edital) durante a entrevista, pois essa informação é crucial para fins de preenchimento do plano de trabalho no sistema de gestão acadêmica da UFABC e para o pagamento de bolsa, caso o(a) candidato(a) venha a ser selecionado (a).

 



 

Comissão de Seleção


 

*Um novo Edital será lançado neste mesmo site para preenchimento das bolsas 1 e 5.



 

Equipe

Profa. Patrícia Teixeira Leite Asano – Coordenadora Geral UFABC

Ulisses Demarchi Silva Terra - Servidor Técnico Administrativo UFABC

Prof. Ricardo da Silva Benedito – Coordenador Técnico UFABC

Guilherme Solsi Madeira - Servidor Técnico Administrativo UFABC

Eng. Amadeu Fernandes de Macedo – Gerente de Projeto Enel

Celso Carlos Soares Spuhl - Servidor Técnico Administrativo UFABC

Eng. Sidival Lima Barros – Membro da Equipe Enel

Técnico 1 – em definição

Prof. Joel David Melo Trujillo – Pesquisador UFABC

Técnico 2 – em definição

Prof. Edmárcio Antonio Belati – Pesquisador UFABC

Técnico 3 – em definição

Profa. Maria Cleofé Valverde Brambila – Pesquisador UFABC

Bolsa 1 de Pesquisa Nível 1 – em definição

Profa. Ahda Pionkoski Grilo Pavani – Pesquisador UFABC

Bolsa 2 de Pesquisa Nível 1 – em definição

Prof. Ricardo Caneloi dos Santos – Pesquisador UFABC

Bolsa 3 de Pesquisa Nível 1 – em definição

Prof. Federico Bernardino Morante Trigoso – pesquisador UFABC

Bolsa 4 de Pesquisa Nível 1 – em definição

Prof. Sergio Henrique Ferreira de Oliveira – pesquisador UFABC

Bolsa 5 de Pesquisa Nível 1 – em definição

Lucas Ribeiro Torin - Servidor técnico administrativo UFABC

Bolsa 1 de Pesquisa Nível 2 – em definição

Renato Tsutomu Koganezawa - Servidor técnico administrativo UFABC

Bolsa 1 de Pesquisa Nível 3 – em definição


Professores Colaboradores/Consultores:
Prof. Antônio Padilha Feltrin - UNICAMP Prof. Roberto Zilles - USP