Página inicial > Corpo Docente > Arilson da Silva Favareto

Arilson da Silva Favareto

Área de concurso: Análise Econômica para Ciência e Tecnologia
Curso: Bacharelado em Políticas Públicas; Bacharelado em Ciências Econômicas

Sociólogo (pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Mestre em Sociologia (pela Universidade Estadual de Campinas). Doutor em Ciência Ambiental (pela Universidade de São Paulo). Foi professor e pesquisador visitante em instituições como a École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (França), Flacso - Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Equador), Universidad de Caldas (Colômbia), Università Degli Studi di Firenze (Itália). É Professor na Universidade Federal do ABC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território. É também pesquisador e Diretor Científico do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap. Área de pesquisa envolve temas de sociologia econômica teórica e aplicada, com o título ´A dimensão territorial do desenvolvimento e da sustentabilidade´ Experiência anterior em pesquisa e consultoria junto a órgãos de governo, movimentos sociais e agências de cooperação internacional. É autor dos livros "Entre chapadas e baixões do Matopiba - dinâmicas territoriais e impactos socioeconômicos na fronteira da expansão agropecuária no Cerrado", e "Paradigmas do desenvolvimento rural em questão", trabalho premiado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (V Prêmio Política e Planejamento Regional).