Página inicial > Corpo Docente > Alessandra Teixeira

Área: Políticas Públicas
Subárea: Direito e Políticas Públicas
Curso: Bacharelado em Políticas Públicas

Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora (2012) e Mestre (2007) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Advogada (1997). Pós-doutorado em Ciências sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2015). Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ2) desde 2022, desenvolvendo o projeto "Por que se encarceram mulheres? Crime, Controle e Reprodução social". É coordenadora do grupo de pesquisas do CNPq "RESISTÊNCIAS. Controle social, Memória e Interseccionalidades". Áreas de pesquisa: prisões e história das práticas de punição e controle; estudos de gênero, racialidade e desigualdades; violência e gênero; relações entre história, memória e genealogia.