Página inicial > Corpo Docente > Gerardo Alberto Silva

Gerardo Alberto Silva

Área de concurso: Planejamento e Gestão do Território - Subárea: Dinâmicas Socioeconômicas e Ambientais do Território
Curso: Engenharia Ambiental e Urbana

Gerardo Silva possui Graduação em Geografia pela Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/UCAM. Fez Pós-Doutorado no Departamento de Ciência Política da Université du Québéc à Montréal (UQÀM, Canada). Foi Pesquisador Visitante no Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Atualmente se desempenha como Professor de Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC (UFABC), SP. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em: Desenvolvimento Local, Dinâmicas Metropolitanas, Territórios Produtivos, Logística, Globalização e Governança. Também realiza pesquisas na área de Sociologia e Política, com foco nas práticas culturais e produção de subjetividades nas periferias metropolitanas. Principais publicações (livros/coletâneas): Cidades e Portos (DP&A, 1999), A mobilização produtiva dos territórios (DP&A, 2003), Territórios Produtivos e Desenvolvimento Local (DP&A, 2006), Democracia X Regimes de Pacificação (AnnaBlume, 2015) e Planejamento e Gestão dos Territórios: Dez Anos de Contribuições Empíricas e Teóricas (UFABC, 2022).