Página inicial > Corpo Docente > Gilberto Marcos Antonio Rodrigues

Gilberto Marcos Antonio Rodrigues

Área:Relações Internacionais
Subárea: Organizações Internacionais

Gilberto Marcos Antonio Rodrigues é Professor Associado I da Universidade Federal do ABC (UFABC) e atua nos Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Coordenador, 2018-2023) e Ciências Humanas e Sociais e nos Bacharelados em Relações Internacionais e em Ciências e Humanidades, membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (Coord., 2016-2017), do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB, 2019-) e representante docente eleito do Conselho Universitário-ConsUni (2021-23, 2023-25). Pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2023-2026). Formou três doutores/as (e uma doutora como co-orientador) e 11 mestres/as e tem orientações concluídas em iniciação científica (12) e TCC (71). Supervisionou uma pesquisadora bolsista Fulbright em posdoc. Publicou 5 livros de autoria, 2 em co-autoria e 67 capítulos de livros; co-organizou 12 livros; publicou 60 artigos em periódicos. Foi bolsista de Produtividade DT do CNPq, Nível 2 (2019-2022). Professor Visitante (Escala Docente-AUGM) na FCPRI da Universidad Nacional de Rosario, Argentina (2022); Senior Visiting Researcher (Capes-Print) no Centre for Global Cooperation Research-CGCR da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha (Nov-2019/Jan-2020); Research Fellow no Center for Latin American Latino Studies (CLALS) da American University, em Washington, DC (Jan-Jun/2017) e Fulbright Visiting Scholar no Center for Civil and Human Rights (CCHR), Universidade de Notre Dame, EUA (Jan-Abril/2010). Doutorou-se em Ciências Sociais na PUC-SP, com bolsa CNPq (2004), obteve seu Mestrado em Relações Internacionais na University for Peace (ONU/Costa Rica) (1996), com bolsa da universidade, incluindo um estágio na ALADI, em Montevidéu (1993); tem uma especialização em Resolução de Conflitos pela Uppsala Universitet, na Suécia, com bolsa da SIDA (1996) e graduou-se em Direito pela PUC-SP (1989). Foi professor do Programa de Doutorado e da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, onde coordenou o Setor de Relações Internacionais e a Cátedra Sergio Vieira de Mello (ACNUR), e editou a Revista Leopoldianum (1998-2013). É pesquisador associado da Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales (CRIES), em Buenos Aires, e membro dos Conselhos das Revistas Pensamiento Propio (Argentina) e Federal Governance (Canada). Recebeu o Prêmio Excelência Acadêmica da UFABC - Ciências Humanas e Sociais (2017). Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais e Direito e atuação nos seguintes temas: Organizações Internacionais (ONU, organizações regionais) Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Internacional dos Refugiados, Sociedade Civil, Política Externa Brasileira, Federalismo e Paradiplomacia.