Página inicial > Corpo Docente > Giorgio Romano Schutte

Giorgio Romano Schutte

Área de concurso: Economia Institucional
Subárea: Economia das Instituições e do desenvolvimento Sustentável
Curso: Bacharelado em Ciências Econômicas; Bacharelado em Relações Internacionais

Possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Amsterdam (1987) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003). Em 2020 fez uma pesquisa pos-doc na Universidade Livre de Amsterdam. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciado nos Cursos de Relações Internacionais (BRI) e Ciências Econômicas (BCE), membro do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (EPM) e em Relações Internacionais (PRI). Foi Técnico em Planejamento e Pesquisa e Coordenador da área de Estudo de Economia e Política Internacional do IPEA. Atuou como professor em RI do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e consultor do Banco Mundial como Regional Advisor na América do Sul da Cities Alliance. Ocupou cargos na administração pública federal (na Presidência da República) e municipal (Prefeituras de São Paulo e Santo André). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Política Internacional, Geopolítica da Energia, China, Política Externa Brasileira, Integração e Economia Brasileira Contemporânea. Membro do Grupo de Estudos da Conjuntura da Fundação Perseu Abramo (FPA), do Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI) e do Grupo de Conjuntura Internacional da USP (GACINT). Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).