Página inicial > Corpo Docente > Guilherme Canuto da Silva

Área: Engenharia de Produção
Subárea: Processos de Fabricação
Cursos: Engenharia de Gestão; Engenharia de Instrumentação Automação e Robótica

Engenheiro Mecânico (UNISANTA/2003), Mestre em Engenharia Mecânica (USP/2008) e Doutor em Engenharia Mecânica (USP/2013). Desenvolveu parte de suas pesquisas de doutorado na Technische Universität Darmstadt na Alemanha (2012), como bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Desenvolveu ainda pesquisas de Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica, com foco em Fábrica Digital (USP/2015) e Indústria 4.0 (USP/2018). Como engenheiro, Guilherme tem 10 anos de experiência em projeto de sistemas de manufatura automotiva (1999-2009). Toda sua experiência foi desenvolvida no departamento de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil (VWB). De 2009 a 2010 exerceu ainda o cargo de Gestor de Unidade no departamento de Armação de Carrocerias, sendo um dos responsáveis pela manufatura dos principais modelos produzidos pela Volkswagen no Brasil. Desde 2013 é colaborador do Centro de Engenharia Automotiva da EPUSP e em 2015 passou a integrar o quadro de professores da Universidade Federal do ABC (UFABC). É professor dos cursos de Engenharia de Gestão e de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. É editor-chefe do periódico científico Journal of Production and Automation (JPAUT). Suas pesquisas se concentram nos seguintes temas: modelagem de sistemas a eventos discretos, tecnologias de fabricação, inteligência artificial, Indústria 4.0, energias renováveis e prototipagem.