Página inicial > Corpo Docente > Harki Tanaka

Harki Tanaka

Área de concurso: Dispositivos Aplicados à Biomecânica e Modelagem de Sistemas Biológicos

Curso: Engenharia Biomédica; Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica

Possui graduação em Engenharia de Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Usp (2002), e mestrado em Informática - Kiyushu University Faculty of Engineering (1984), Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui experiência em desenvolvimentos de projetos de inovação tecnológica, envolvendo desenvolvimento de instrumentação, software de aquisição de dados e gestão de projetos de engenharia. No ano de 1978, junto ao CPqD da Telebrás desenvolveu o projeto EPEL(Equipamento portátil de exame de linha) para telecomunicação. De 1980 a 2005. trabalhou na Sisco Sistemas e Computadores onde trabalhou em diversos projetos de desenvolvimento de hardware e software de sistemas de supervisão. Dentre esses os principais são Sistema de Supervisão do link de microondas da Embratel, Sistema de supervisão das linhas de transmissão da Chesf e Sistemas de supervisão de Utilidades da CST. De 1982 a 1984, sob regime de licença não remunerada, ingressou no curso de mestrado da Universidade de Kyushu, Japão, onde desenvolveu um trabalho de mestrado envolvendo técnicas de inteligência artificial. O trabalho de mestrado foi "Um tradutor automático de texto em japonês para um texto em símbolos romanos. Durante o doutorado desenvolveu o equipamento de Tomografia por Impedância Elétrica para monitorização da função pulmonar na UTI. Atualmente possui como foco de pesquisa uso de tecnologia em Medicina, com ênfase em Pneumologia, modelagem matemática fuzzy dos conhecimentos de saúde, gestão de saúde pública com ênfase em humanização e socialização dos serviços de saúde, e uso de tecnologia wireless para tornar os serviços de saúde ubíquo. Atualmente é professor do curso de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC.