Página inicial > Corpo Docente > Haroldo de Faria Junior

Área de concurso: Controle e Monitoramento de Sistemas Elétricos de Potência
Curso: Engenharia de Energia

Possui graduação em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-1996), mestrado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE-1998) e doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE-2005). Trabalhou no Centro de Pesquisas Elétricas da Eletrobrás (CEPEL-RJ), de 2000 a 2005, como pesquisador na área de desenvolvimento de programas computacionais para análise de confiabilidade composta de sistemas de potência, planejamento da expansão de sistemas de transmissão de energia elétrica e análise de redes. Atuou como consultor em São Paulo de 2005 a 2008 na área de energia. Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em sistemas elétricos de potência e computação de alto desempenho, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização de sistemas elétricos de potència, metaheurísticas, mercados de energia elétrica e integração de fontes alternativas e veículos elétricos em redes inteligentes. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do ABC.