Página inicial > Corpo Docente > Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes

Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes

Área: Políticas Públicas
Subárea: Administração Pública

Professor do Bacharelado em Políticas Públicas (BPP) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas (PPGP) da UFABC. Integra também o corpo docente do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH/UFABC). Atual coordenador do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas (PPGP) da UFABC. Foi vice-coordenador do BPP (2016-2017) e do Curso de Especialização e Pós Graduação lato sensu de Educação em Direitos Humanos da UFABC (2017-2019). Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP, 2007), Mestre e Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da mesma universidade (2010, 2014). Foi pesquisador visitante no Departmento de Ciência Política da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC) em 2012. Autor dos livros A democracia reduz a desigualdade econômica? Um estudo sobre as possibilidades de construção de uma sociedade mais igual por meio da democracia (EdUFABC, 2017) e Burocracia e Política: a construção institucional da política comercial brasileira (Biblioteca24horas, 2011). Publicou artigos em diversas revistas como Economics Letters, International Political Science Review, Foreign Policy Analysis, Brazilian Political Science Review, Revista de Administração Pública, Revista Brasileira de Sociologia, Organizações & Sociedade, Revista do Serviço Público, Journal of Addictions, Addictive Behaviors Reports, entre outras. Suas áreas de pesquisa são Política Comparada, Economia Política, Processo Decisório, Análise de Políticas Públicas e Política Externa; e Políticas Públicas relacionadas ao Álcool e outras Drogas.