Página inicial > Corpo Docente > João Henrique Ranhel Ribeiro

João Henrique Ranhel Ribeiro
4996-8288 (R. 8288)

Curso: Engenharia de Informação

Doutor em Ciências pela Escola Politécnica da USP (Depto. Sistemas Eletrônicos, Eng. Elétrica-2011), Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2005), graduado em Engenharia Elétrica pela FEIT/UEMG (1984). Professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC) no CECS/Engenharia de Informação. Foi professor do Depto. de Eletrônica e Sistemas na UFPE (2012 a 2017). Desde 2009 leciona sistemas digitais, eletrônica embarcada, computação heterogênea, lógica programável, inteligência artificial e neurocomputação. Pesquisa modelos de redes neurais neuromórficas (spiking neural networks) e suas implementações em FPGAs e SoC (System on Chip). Investiga também interação homem-máquina (IH-M), agentes cognitivos bio-inspirados e sistemas cognitivos. Tem experiência em implementação de projetos de hardware, microcontroladores, sistemas digitais e dispositivos lógicos programáveis.