Página inicial > Corpo Docente > José Blanes Sala

José Blanes Sala

Área de concurso: Políticas Públicas
Subárea: Governo, Direito e Políticas Públicas
Curso: Bacharelado em Políticas Públicas; Bacharelado em Relações Internacionais

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1982), cursou dois anos na Facultat de Geografia e História da Universitat de Barcelona (1977), mestrado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2002). Foi pesquisador vinculado a projeto temático do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do ABC - UFABC. Coordena o Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Relações Internacionais da UFABC - GEDHRI-UFABC e o projeto de pesquisa para internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, do qual faz parte, financiado pelo programa CAPES PrInt. É membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello - ACNUR da referida universidade. Tem experiência na área de Direito, Relações Internacionais e Políticas Públicas, com ênfase em Direito Internacional, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Municipal, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Regional, Mercosul, União Europeia, Paradiplomacia, Licitações, Contratos Internacionais, Direitos Humanos, Minorias, Migrações Internacionais e Refúgio. Trabalhou nas prefeituras municipais de São Paulo, Santo André e de Diadema, bem como na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.