Página inicial > Corpo Docente > Juan Pablo Julca Avila

4996-0113 (R. 0113)

Área de concurso: Estruturas Aeroespaciais
Curso: Engenharia Aeroespacial

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do ABC- UFABC, curso de Engenharia Aeroespacial. Atua nas áreas de mecânica dos sólidos, mecânica dos fluidos e interação fluido-estrutura, com ênfase em estruturas submarinas de produção de petróleo, estruturas aeroespaciais e nos escoamentos viscosos incompressíveis em contato com estas estruturas. Suas pesquisas envolvem as disciplinas de dinâmica dos fluidos computacional, elasticidade não linear, dinâmica estrutural, vibrações induzidas pelo escoamento e simulações estruturais por elementos finitos. Desde 2015 coordena a linha de pesquisa Interação Fluido-Estrutura e Robótica Offshore certificada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) com atividades desenvolvidas no laboratório do mesmo nome na UFABC.