Página inicial > Corpo Docente > Julia Bertino Moreira

Julia Bertino Moreira

Área: Relações Internacionais
Subárea Teoria de Relações Internacionais

Professora Associada da UFABC vinculada ao Bacharelado em Ciências Humanidades (desde 2013), ao Bacharelado de Relações Internacionais (desde 2013, tendo exercido a coordenação de TCC em RI de 2019-2021), ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (desde 2016, tendo exercido a vice-coordenação de 2017-2018), ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (desde 2018) e à Cátedra Sérgio Vieira de Mello (desde 2014, tendo exercido a coordenação de 2017-2018 e exercendo atualmente a coordenação por novo período). Doutora em Ciência Política, na área de Relações Internacionais, pela UNICAMP (2012), Mestra em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas da UNESP, UNICAMP, PUC-SP (2006), Graduada em Direito pela PUC-SP (2003) e em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, pela UNICAMP (2006). Visiting Fellow durante o doutorado no Refugee Studies Centre, University of Oxford (Reino Unido, 2010). Visiting Scholar no Centre for Refugee Studies, York University (Canadá, 2016). Visiting Professor no Institute for Globalization and the Human Condition, McMaster University (Canadá, 2018). Líder do grupo de pesquisa MIGREF cadastrado no Diretório do CNPQ. Pesquisa principalmente os seguintes temas: migrações internacionais forçadas, em especial refugiados; migração de mulheres: gênero e interseccionalidade; direitos humanos: política migratória e política externa brasileira; debates teóricos, metodológicos e epistemológicos a partir de perspectivas críticas (construtivismo, pós-positivismo, feminismos e visões do Sul Global) nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais. Experiente na docência em nível de graduação e pós-graduação de: teorias das Relações Internacionais, metodologia de pesquisa, direitos humanos e migrações internacionais.