Página inicial > Corpo Docente > Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano

Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano

Área: Biomateriais Metálicos
Curso: Engenharia Biomédica

Atualmente, é Coordenadora-geral de Projetos e Serviços do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. Professora Associada do curso de graduação e orientadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi coordenadora (2013-2016) do curso de graduação em Engenharia Biomédica (UFABC) e da Central Experimental Multiusuário de São Bernardo (CEM-SBC/UFABC). Foi coordenadora do Laboratório de Caracterização de Biomateriais e Tecidos Biológicos.Graduada em Engenharia Bioquímica (2006) pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP). Realizou Doutorado Direto em Ciências de Materiais (2011) também pela EEL-USP, com projeto de caracterização de novos materiais para aplicação como substitutos ósseos, em colaboração com a Universidade de Aveiro/PT. Possui pós-doutorado no Laboratório de Materiais Vítreos da Universidade Federal de São Carlos (LaMaV-UFSCar), com ênfase no desenvolvimento de novos vitrocerâmicos com boa propriedade mecânica e alta biocompatibilidade. É pesquisadora no Centro de Tecnologia da Informação - Renato Archer/Campinas atuando no tema Biofabricação e Biossensores. Pesquisadora na área de Engenharia de Materiais, atuando no desenvolvimento, processamento e caracterização de Biomateriais e dispositivos biomédicos. Sua linha de pesquisa está focada em materiais para regeneração tecidual, tais como o desenvolvimento de materiais bioativos, compósitos biovidros/biopolímeros e avaliação mecânica e biológica de novos materiais. Ainda, novas tecnologias para biomodelos, tratamentos de doenças e plataformas para substituição de testes in vivo, como a bioimpressão 3D associada a biomateriais, laserterapia, e microfluídica. Esteve em licença maternidade nos períodos de 2016 e 2018.