Página inicial > Corpo Docente > Leonardo Freire de Mello

Leonardo Freire de Mello

Área: Demografia para o Planejamento Territorial

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (1992), Administrador Público pela Fundação João Pinheiro (1997), Mestre em Engenharia Civil (Planejamento Ambiental) pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor Adjunto IV do Bacharelado em Planejamento Territorial e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC. Seu trabalho se concentra nas áreas de Ambiente e Demografia, com ênfase na interface população-ambiente e o Antropoceno, tendo como principais interesses de pesquisa as questões relacionadas com o complexo população-ambiente-consumo e as dimensões humanas das mudanças ambientais globais, assim como com estudos de população de maneira geral (em especial, saúde, migração e mobilidade espacial da população), inovação responsável, consumo, consumismo e felicidade. Coordena o Observatório das Migrações e da Mobilidade Espacial do ABC/MobiABC e o Grupo de Pesquisa Paradoxo: Antropoceno e Felicidade.