Página inicial > Corpo Docente > Luciana Nicolau Ferrara

Luciana Nicolau Ferrara

Área: Financiamento, Desenvolvimento Territorial e Dinâmicas Imobiliárias
Curso: Bacharelado em Planejamento Territorial

Professora da Universidade Federal do ABC vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, ao Bacharelado em Planejamento Territorial e à Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e é Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição. Realizou estágio de pesquisa doutoral na Université du Québec à Montréal, Canadá (2010-2011). Integrou a equipe de pesquisadores do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP (2004-2013). Tem experiência como consultora independente junto a governos municipais, instituições de pesquisa e organizações não governamentais.Trabalhou como assistente técnica de promotoria no Ministério Público do Estado de São Paulo, na área de Habitação e Urbanismo. Desde 2019, é membro do Conselho de Orientação do Observatório Nacional dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ONDAS). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano Ambiental, principalmente nos seguintes temas: Moradia e Política Habitacional; Saneamento Ambiental e Infraestruturas Urbanas; Produção do espaço urbano e Natureza.