Página inicial > Corpo Docente > Luciana Xavier de Oliveira

Luciana Xavier de Oliveira

Professora Adjunta do Bacharelado em Planejamento Territorial da Universidade Federal do ABC (São Bernardo do Campo, São Paulo). Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Comunicação Social, Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), e Mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (2008). Realizou estágio doutoral no Spanish & Portuguese Dept. da Tulane University, Nova Orleans, EUA, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES em 2014 e foi pesquisadora visitante na Universidade de Tübingen, Alemanha por ocasião do projeto Literary Cultures of the Global South, com fundos do BMBF/DAAD em 2016. Ganhadora do prêmio Compós 2017 de melhor tese de doutorado em comunicação do país. É autora do livro A Cena Musical da Black Rio: estilos e mediações nos bailes soul dos anos 1970 (Edufba, 2018). Atua principalmente nas áreas de Estudos Étnico-Raciais, Música Popular, Território, Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Mídia e Comunicação.Culturais, Música Popular, Identidade Afro-Brasileira.