Página inicial > Corpo Docente > Luiz Carlos Gadelha de Souza

Luiz Carlos Gadelha de Souza

Área: Engenharia Aeroespacial

Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1978), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1987) e doutorado em Engenharia Espacial pelo College of Aeronautics da Cranfield University (1992) Inglaterra. Foi coordenador do programa de cooperação técnico/científico entre o INPE e o DLR (Alemanha) na área de Robótica Espacial no período 1998-2003 e do programa de Iniciação Científica do INPE no período de 2002-2005. É coordenador do programa de cooperação técnico/científico entre o INPE e a Universidade do Porto e da Beira Interior, Portugal. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e revisor das revistas Acta Astronautica, Advances in Space Research, Computational and Applied Mathematics e Journal of Control, Automation and Electrical Systems. Concluiu o Curso CAEPE da Escola Superior de Guerra com a Monografia : Tecnologia Espacial Como Fator de Desenvolvimento Técnico-Científico - Rio de Janeiro: DACTec, 2001. Consultor e bolsista - PQ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e foi Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Satélites e Outros Dispositivos Aeroespaciais, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica e controle de atitude de satélites rígido flexíveis, identificação de parâmetros, controle não linear ótimo e investigação experimental do desempenho de sistema de controle. Foi professor da Universidade de Brasília do curso de Engenharia Aeroespacial de marco de 2014 a agosto de 2016. Atualmente e professor da UFABC do curso de engenharia Aeroespacial.