Página inicial > Corpo Docente > Margarethe Born Steinberger Elias

Bloco B

Área de concurso: Ciências Sociais Aplicadas
Curso: Engenharia de Informação

Professora Associada da Universidade Federal do ABC (UFABC), participou da estruturação da universidade desde 2006 e coordenou nos primeiros anos o Programa de Iniciação Científica "Pesquisando Desde o Primeiro Dia" (PDPD). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Estudos Avançados em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Freie Universität Berlin (FUB), Alemanha. Graduação e Mestrado em Letras-Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC-RJ). Tem experiência em Análise de Discurso, Semiótica, Linguística de Corpus e Processamento de línguas naturais (PLN) voltados à descrição semântica da língua portuguesa a partir de corpora de textos científicos e jornalísticos.Tem interesse pela pesquisa lexical aplicada a domínios semânticos para disseminação da informação educacional e científica no Brasil. Na pós-graduação, atuou como membro permanente dos Programas de Engenharia da Informação e de Ensino de Ciências (PEFHCM). Orientou mais de quarenta trabalhos com foco em redes discursivas de domínios específicos de conhecimento. Professora de Linguística e Comunicação da PUC-RJ (1974-1985), da PUC-SP (1985-2006) e da FUB (1991-1996), criou e coordenou oito cursos de Especialização, atuou como jornalista e correspondente internacional, desempenhou atividades editoriais. Participou de congressos e encontros científicos e publicou 2 livros, 18 artigos científicos, 9 capítulos de livros.