Página inicial > Corpo Docente > Melissa Cristina Pereira Graciosa

Área: Engenharia Ambiental
Subárea: Hidráulica e Drenagem
Curso: Engenharia Ambiental e Urbana

Engenheira Civil (UNIFEB, 2000); Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento (EESC/USP, 2005) na área de modelagem experimental e numérica de sistemas de infiltração de águas de chuva para o controle de inundações urbanas. Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento (EESC/USP, 2010), com Doutorado Sanduíche (bolsista CNPq/DAAD) na Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia (2008) Alemanha, na área de valoração de prejuízos por inundações e seguros para riscos hidrológicos. Professora Adjunta do curso de Engenharia Ambiental e Urbana da Universidade Federal do ABC - UFABC (20015 - atual). Coordenadora deste curso (2017-2019) e vice-coordenadora (2019-atual). Áreas de especialidade: Modelagem hidrológica e hidráulica de inundações urbanas; drenagem urbana, hidrologia; gestão do risco de inundações; elaboração de manchas de inundação e mapas de risco de inundações; planejamento e projetos hidráulicos para o controle de enchentes; planos diretores de macrodrenagem. Representante da UFABC no Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, CBH-AT, no biênio 2021-2023, tendo sido suplente deste mesmo cargo no biênio 2019-2021. No CBH-AT, atua como membro da Câmara Técnica de Gestão de Investimentos, onde participa de análises de projetos FEHIDRO e da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrometeorológico, onde coordena o Grupo de Trabalho de Eventos Extremos. Engenheira na Hidrostudio Engenharia - São Paulo - SP (2009-2015), tendo como principais projetos realizados: engenheira hidróloga no Plano Diretor de Macrodrenagem do Alto Tietê - PDMAT II e coordenadora técnica do Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais da Cidade do Rio de Janeiro - PDMAP-RJ, projetos de sistemas de controles de enchentes, incluindo parques lineares, bacias de detenção, pôlderes e microrreservatórios na Região Metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro.