Página inicial > Corpo Docente > Michelle Sato Frigo

Área: Engenharia da Energia
Subárea: Planejamento Energético
Curso: Engenharia de Gestão; Engenharia de Energia

Possui graduação em Engenharia Agronômica Mestre e Doutora em Agronomia, área de concentração Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP).Mãe solo de João Pedro (06/09/2011) e em licença maternidade de 05 a 11/2011. Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC nos cursos de graduação em Engenharia de Gestão e Bacharelado em Ciência e Tecnologia, atualmente Coordenador Adjunto do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia no biênio 2022-2024.Atuou em diversos comitês administrativos da Universidade, tendo sido uma das colaboradoras do Programa UFABC Sustentável, que tem como principal instrumento o Plano de Gestão da Logística Sustentável 2016 - 2022 (PLS), bem como em diversos projetos de extensão na área de agroecologia, produção orgânica e consumo sustentável, como no NEA da UFABC.Atualmente participa do NEG, é docente suplente representante do CECS no CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão), docente titular da CEPT-PROAP (Comissão Especial para Pessoas Transexuais), docente suplente do CPAF-PROAP (Comissão de Políticas Afirmativas) e suplente no Comitê de Ética da UFABC.Experiência profissional e atuação nas áreas de desenvolvimento sustentável para agricultura familiar, agroecologia, extensão rural, gestão ambiental e comunicação. Atua desde a graduação com a temática de agroecologia e produção orgânica, tendo estagiado em diversas instituições relevantes na área, como COOPERAFLORESTA e ECOCITRUS.Foi professora dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental nas instituições UDC, PUC-PR, UFMS e UFPR, ministrando disciplinas relacionadas à área de atuação. Produção técnica para instituições como INCRA e PTI-Itaipu Binacional com agricultores familiares sobre temas de ATER.No Projeto EMBRACE-UFABC, atuará como Professora Líder (Desenvolvedora da Instrução).