Página inicial > Corpo Docente > Miguel Angel Calle Gonzales

4996-8225 (R. 8225)

Área de concurso: Projeto
Curso: Engenharia de Instrumentação Automação e Robótica

Miguel Angel Calle Gonzales foi graduado com distinção em engenharia mecânica pela Universidade Católica do Peru. Após algumas atividades como engenheiro de projetos, realizou pós-graduação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, assim obtendo os títulos de mestre e doutor em engenharia mecânica. Logo, integrou o grupo de Mecânica de Sólidos e Impacto Estrutural para coordenar as tarefas científicas e técnicas relacionadas ao projeto sobre estruturas navais em escala reduzida e posteriormente passou a participar em diversos projetos de pesquisa dentro da área de mecânica experimental no Brasil, Bélgica e Finlândia. Atualmente trabalha como professor na Universidade Federal do ABC lecionando disciplinas relacionadas a análise de engenharia auxiliada por computador e processos de manufatura assim como é coordenador do curso de extensão a distância Manufatura Aditiva ministrado uma vez por ano para profissionais de engenharia. Sua produção científica compreende principalmente artigos científicos em revistas indexadas com mais de 460 citações com impacto refletido nos índices h = 11 e i10 = 13 (Google Scholar). É um revisor ativo em diversas revistas indexadas. Suas linhas de pesquisas são variadas no âmbito experimental e numérico incluindo mecânica experimental, impacto estrutural, caracterização mecânica a altas taxas (viscoplasticidade), técnicas fotogramétricas para medição de deslocamentos e deformações sem contato pelo processamento de imagens, análise pelo método dos elementos finitos, tecnologias de manufatura aditiva e design generativo no projeto mecânico.