Página inicial > Corpo Docente > Olympio Barbanti Junior

Olympio Barbanti Junior

Curso: Bacharelado em Relações Internacionais

Olympio Barbanti Jr. é professor do curso de graduação em Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC), e membro colaborador do corpo docente do Bacharelado em Economia da UFABC, instituição na qual atua também como coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos sobre Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade (NEEDDS). Possui doutorado em Social Policy and Administration, na London School of Economics and Political Science (1999), mestrado em Social Development Planning and Management na University of Wales, College of Swansea (1994), e bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Fundação Cásper Líbero (1983). Realizou viagens de estudos à University of Colorado, Boulder, para se aprofundar em teorias de Conflict Resolution entre 2001 e 2003. Entre 2003 e 2008 foi professor-adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ministrando aulas nos cursos de graduação e mestrado em Relações Internacionais, tendo sido nessa mesma instituição, também, Secretário de Relações Internacionais, responsável por intercâmbios acadêmicos da universidade. Entre 2001 e 2003 foi professor-visitante no departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir de um foco na região da Amazônia brasileira, possui experiência na área de Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Política Internacional, Ecologia Política, Desenvolvimento Sustentável, Conflitos Socioambientais, Agricultura e Questão Agroalimentar. Realizou consultorias e assessorias para organizações internacionais em projetos de apoio ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), bem como assessorias a organizações não governamentais atuantes na região amazônica. Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), e membro do Grupo de Estudos Mundo em Transformação – (GEMUT), vinculado ao NEEDDS.