Página inicial > Corpo Docente > Paulo Sérgio da Costa Neves

Curso: Bacharelado em Políticas Públicas

Professor Titular na Universidade Federal do ABC, onde atua no âmbito do curso de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, sendo, ainda, o atual coordenador da Editora da UFABC (EDUFABC). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Sociologia e Ciências Humanas - Universite Lumiere Lyon 2 (1992) e doutorado em Sociologia e Ciências Sociais - Universite Lumiere Lyon 2 (1999). Realizou também estágio de pos-doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris em 2003-2004, para onde retornou como pesquisador visitante em 2006. De igual modo, foi Visiting Researcher na University of Ottawa (2013), na City University of New York-CUNY (2013-2014), na Princeton University (2014) e na University of Cape Town (2017). Atuou entre 2006 e 2015 como professor visitante no IEP-Lyon (Sciences-Po Lyon), onde um mês por ano ofertou disciplinas sobre interculturalidade e a atualidade política latino-americana em cursos de mestrado e graduação. Foi, ainda, professor visitante nas Universidades de Lyon2 e Rennes 2 (onde ocupou a cátedra das Américas), assim como no IEP (Sciences-Po) de Grénoble. Atuou entre 1997 e 2018 na Universidade Federal de Sergipe, ocupando os cargos de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (mestrado e doutorado), membro da Coordenação colegiada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas , Coordenador do Programa de Ações Afirmativas,editor da revista TOMO entre 1999 e 2001, e onde continua atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia-UFS e como líder do Grupo de Pesquisa em Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC). É também Pesquisador Associado do Centre Max Weber, França. Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia e Ciência Politica, com ênfase em Sociologia Política, Sociologia da Educação e Políticas Públicas, atuando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: direitos humanos, relações raciais, cidadania, segurança pública, minorias e movimentos sociais. Foi membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), gestão 2019-2020. Foi coordenador do ST e do GT sobre Relações Raciais e Desigualdades na ANPOCS entre 2016 e 2018.